domingo, 31 de julho de 2011

hoje plantei amor



Amor-perfeito. De cores variadas: amarelo ouro, lilás, branco e um na cor vinho. O dia amanheceu bonito, céu azul com nuvens bem feitas, branquinhas. Apesar do céu azul o clima está bem frio por aqui mas, saí animada para caminhar e decidida a comprar mudas de flores pra esse vaso grande que fica na varanda e nos últimos tempos estava bem feinho, só com trevos. Esse vaso já existia aqui quando compramos o apê, tinha uma folhagem bem velha que subia pela parede, poucas folhas e muita raiz exposta, precisando mesmo de um cuidado. Mantive uma raiz, cortei as folhas secas e a que subia pela parede, afofei a terra e nada mais fiz. Os trevos brotaram, parece que as batatinhas ficam esperando uma mexida na terra pra brotar. E o vaso ficou ali, esquecido na varanda. De vezenquando a gente jogava uma água e uma folhagem miúda resistia a nossa falta de atenção.
Cheguei de Minas Gerais com ânimo novo, apesar de estar sem voz e tossindo um bocado, consequência de um clima seco que encontrei por lá, umidade do ar em torno dos 20%, diferente da que já estou me acostumando aqui em Pelotas, que é uma cidade bem úmida, chegando a 80%. Enfim, estou me cuidando com muito própolis, mel, xarope e chás de guaco.
Agora o sol já se foi da varanda, ele passeia por aqui(quando as nuvens não aparecem) pela manhã e fica até a uma e meia da tarde, penso que o amor-perfeito vai gostar desse solzinho diário. A violeta que temos e fica na área de serviço onde também bate sol, tem gostado bastante, olha só como está florida! Fico encantada com ela, com o brilho que possui em suas flores brancas. A natureza é tão perfeita, tão inspiradora! Olho pra ela e suspiro, sou mesmo uma boba, romântica demais uns devem pensar, mas, não consigo passar por ela e não me encantar com a sua beleza natural.
Adoro as flores!

Todas as pessoas no mundo deveriam um dia colocar a mão na terra e sentir o cheiro quando a viramos e reviramos, tatear suas texturas diversas, enxergar os váriados tons. Lidar com a terra é uma sensação boa, única!
Um bom início de semana a todos!

sábado, 9 de julho de 2011

BEIJUS DE FELIZ ANIVERSÁRIO


Amanhã é dia do meu aniversário e como me mudei há cinco meses e pouco, estou presencialmente bem distante de dois dos meus amores; mãe e filho e de vários amigos. Tive a idéia de ficar no skipe _ uma espécie de ligação telefônica via computador, onde se pode ver a pessoa com quem fala se você possui uma webcam _ e conversar virtualmente com quem quisesse. Daí a idéia cresceu um pouco e ficou assim e foi compartilhada no facebook:

AMANHÃ É O MEU ANIVERSÁRIO E TAMBÉM DE MAIS OU MENOS 20 MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO!
PROPONHO RECEBER BEIJUS VIRTUAIS VIA SKIPE.

UM HAPPENING DE FELIZ ANIVERSÁRIO PARA COMPARTILHAR COM ANIVERSARIANTES DO DIA 10 DE JULHO.

Vai funcionar assim:

Amanhã dia dez de julho, estarei no skipe entre meio dia e duas da tarde. Neste período, meus amigos que queiram participar, me mandam beijos de feliz aniversário. Eu tiro uma foto desse beijo e vou arquivando. Depois das duas da tarde, junto esses beijus numa só imagem(ou várias, se forem muitas) e compartilho por facebook para outros aniversariantes.
Sintam-se convidados para o meu aniversário amanhã! E muitos Beijus!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Chás quentinhos pra esses dias frios...

Essas sugestões de chazinhos, passei pra um novo e bom amigo aqui de Pelotas, Zé Luís, ele é jornalista e locutor na RádioCom, 104,5Fm que dia desses me pediu umas dicas de chás pros ouvintes da rádio na parte da manhã. Com esse frio, vai ser uma boa!
A RádioCom comemorou dez anos em junho e eu tive o prazer de participar dessa festa, levando bolinhos mineiros e um choconhaque divino, onde conheci o Zé Luis que adorou o bolinho de mexerica!
A RadioCom é uma rádio comunitária, construída coletivamente por sindicalistas, trabalhadores, artistas, pessoas que se dedicam à causa da luta pelo direito de cada um poder expressar-se. E eu estou adorando conhecer essa nova turma! Bejus a todos, AnaI, Didi, Vanessa, Zé Luis, Roger, Fábio e outros que ainda não conheço... E cuidem-se nesse frio úmido dessa terra! bebam chá! :)


CHÁ DE LIMÃO

Maravilha da natureza, o limão! O limão cura tudo! Enxaqueca, gripe, coriza, resfriado e muito mais. Prepare um chá de limão. Deve ser feito com um limão cortado em rodelas e meio litro de água. Deixar ferver bem, durante uns quinze minutos, tampar, deixar descansar um minuto, coar e tomar de uma a três xícaras ao dia. Pra dar mais sabor ao chá, adoce com uma colher de mel.
O melhor é não sair no frio após a ingestão do chá. Minha avó dizia que não se deve sair no frio com o peito quente!
E para aquelas pessoas que estão com uma gripe forte, esprema meio limão e misture com uma colher de mel e uma dose pequena de cachaça. Beba a noite antes de deitar. Dá um suadouro de acabar com qualquer gripe! No dia seguinte tu tá novo! Indicado somente pra adultos.

CHÁ DE ALECRIM

Alecrim, seu nome Ros marinus, vem do latim e significa: “ O orvalho que vem do mar”.
O Alecrim é alegria, faz bem ao coração, ao estômago e intestinos. Tira a angústia do peito! Basta colocar um galho pequeno de erva fresca em meio litro de água e deixar ferver por quinze minutos. Desligue o fogo, tampe a vasilha e espere mais um minuto. Sinta o sabor e o aroma da erva fresca. É muito bom!
Coe e sirva com uma colher de mel, sempre que puder, evite o açúcar. Você pode usar o alecrim seco misturado a erva no chimarrão e no café na hora de coar, um pouquinho pra não alterar o sabor. O Alecrim também é muito usado para temperar carnes brancas, como o frango e peixes.
Ouça a rádio ao vivo: www.radiocom.org.br


"Partindo do pressuposto de que a comunicação é um direito de todos, a RádioCom 104.5 procura interferir na sociedade para transformá-la através de um processo plural, democrático e participativo na difusão das informações de interesse público. Queremos, através desse canal comunitário, mudar a concepção de comunicação social que existe na atualidade, onde o receptor tem pouca ou nenhuma interferência na construção da noticia. A informação deve pautar-se por interesses ligados a coletividade, procurando promover a inclusão social. Todas as ações promovidas pela RádioCom vão ao encontro da democratização da comunicação no Brasil, a qual se faz urgente. Somente assim, poderemos atingir uma sociedade verdadeiramente democrática e socialmente justa".

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Rosa Guimarães



"O senhor ... Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso que me alegra, montão."

João Guimarães Rosa
Grande Sertão Veredas



Ontem fui à feira

registros meus - 2014 - largo vernetti Ontem fui à feira.  Este texto foi escrito em 2014 quando eu ainda vivia em Pelotas e estava guar...