quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Pavê de morango, chocolate e bolo

Então, sabe aquele bolo que você comprou na padaria, mas, estava muito seco, meio sem sabor, insosso? Daí que em casa cortaram umas fatias e mais ninguém comeu? Não desperdice nada! Você pode preparar um pavê delicioso com morangos e chocolate. Aqui no sul se diz torta também pra esse tipo de sobremesa, mas, em Minas é pavê, esse doce em camadas, em geral levam ovos, leite, creme de leite e leite condensado e biscoitos; maria ou champagne, na nossa receita de hoje, um bolo de qualquer sabor será uma das camadas. Aproveite a boa  safra de morangos! Anote aí:

Pavê de morangos, chocolate e bolo

Ingredientes:

meio quilo de morangos lavados e fatiados
meio litro de leite integral
6 colheres de sopa de cacau em pó
3 colheres de sopa de amido de milho
1 cálice de rum
o bolo(pode ser aquele com furo, pode ser tipo inglês)


Modo de preparo:

Escolha um refratário de vidro e disponha os morangos em todo fundo.  Prepare um creme com o leite, o amido e o cacau em pó; Misture com o leite ainda frio e leve ao fogo médio e mexa sem parar até engrossar. Deixe esfriar. Esfarele o bolo e cubra os morangos com ele. Ao creme já pronto, acrescente o cálice de rum e despeje levemente o creme de cacau sobre o bolo. Leve para gelar por no mínimo seis horas antes de servir.
P.S: fica mais gostoso quando feito no dia anterior.

Variações:
Troque as frutas, use pêssegos em calda. Se tiver na despensa algumas castanhas ou nozes picadas, coloque sobre o bolo esfarelado, fica especial!

 

 

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Penne com cogumelos e tomate seco

Dias atrás no feriado farroupilha do dia 20 de setembro, eu e Dani fomos para Porto Alegre. O Mercado Público Municipal de lá é tão grande e tão bonito, o segundo piso tem lojas variadas e restaurantes e um piso com ladrilho hidráulico que é um show à parte! Fui às compras para preparar um almoço caprichado e sem carne vermelha, porque tínhamos ido a dois churrascos na semana anterior e, não somos vegetarianos, mas, gostamos de equilibrar e diminuir o consumo de carne no dia-a-dia. procurei pelos peixes, fiz uma pesquisa rodando as peixarias de lá e já tinha escolhido o peixe anjo que combina bem com batatas ao forno. Antes de comprar o peixe, fui escolher os legumes e outros temperinhos... Bom, aí foi uma festa! É tanta variedade... encontrei jabuticabas enormes, maxixe, tomatinhos de todos os tipos, ervas frescas, broto de bambu, pimentas e as carnes secas, linguiças finas, bacalhau... tudo me lembrando muito o mercado municipal de Belo Horizonte, minha cidade natal, todas aquelas cores e cheiros, ai, ai... ê Minas!!! ô saudade... Bom, pra encurtar a história e partir pra receitinha de hoje, saí de lá com quatro sacolas cheinhas de produtos e comida pra mais de dez almoços, já que aqui em casa somos, por enquanto, só nós dois...rsrs... E com esses ingredientes, fui preparando receitinhas, algumas delas, irão pra Rádiocom sempre às quartas as 8 da manhã e postarei aqui. A receita de hoje é um:

PENNE COM COGUMELOS E TOMATE SECO

Você vai precisar de:

50 gramas de funghi (shitake desidratado)
100 gramas de tomate seco
100 gramas de cogumelos em conserva
1 cebola de cabeça pequena
azeite para refogar
1/2 pacote de massa tipo Penne
água do cozimento para o molho
Sal

Modo de preparo:

Começe por colocar água em uma panela para cozinhar a massa. Em uma panela menor, coloque água e o funghi e deixe em fogo baixo para hidratar por alguns minutos. Escorra e espere esfriar. Pique os outros ingredientes e o cogumelo hidratado já frio. Doure a cebola no azeite, mais ou menos três colheres de sopa e vá colocando o restante, tomates e cogumelos e um pouco de sal. Misture levemente, deslique o fogo, tampe a panela, deixe apurar o sabor. A água para o macarrão já deve estar fervendo e é hora de colocar o meio pacote para cozinhar. Cinco minutos depois, ou, quando a massa já estiver "al dente", desligue o fogo e use duas conchas da água do cozimento para acrescentar aos ingredientes na outra panela, preparando o molho. Escorra o restante de água e junte a massa e o molho em uma travessa para servir.
Coloque queijo parmesão ralado grosso e bom apetite!!

Ontem fui à feira

registros meus - 2014 - largo vernetti Ontem fui à feira.  Este texto foi escrito em 2014 quando eu ainda vivia em Pelotas e estava guar...