segunda-feira, 22 de junho de 2009

o maracujá no meu jardim

Pois então, fiquei de contar a vocês do maracujá em meu jardim. Aí vai:


Aqui em casa tive um pé de alecrim ma-ra-vi-lho-so! Tive, porque ele morreu. Foi ficando sufocado com o também maravilhoso e espaçoso maracujá. Pois é, deu maracujá no meu jardim! Amarrei arames para ele crescer e ia ajudando colocando os galhos para o alto. Cresceu tanto que fiz uma espécie de caramanchão sobre a mesa do canto.

Colhi diversos frutos, fiz sucos, mousses e molhinhos para salada, congelei pra depois utilizar, distribui para amigos, enfim, foi uma fartura de maracujás. Tenho fotos dele. Deles. Eram dois pés que brotaram de tanto eu fazer adubo orgânico pro meu jardim com cascas e sementinhas... Só que começou a dar muitos bichos esquisitos. Vou explicar: O maracujá costuma dar muitas lagartas que depois viram borboletas laranjas muito lindinhas.(vou ter que abrir um parentesis aqui: enquanto eu não percebi a presença das lagartas nas folhas, eu achava que as borboletas vinham passear por aqui por causa das flores...só depois, que as lagartas apareceram em enorme quantidade é que juntei as coisas) Fico encantada com a natureza...sou mesmo uma boba...
Além das borboletas cor de laranja, surgiram besouros enormes, uma espécie de barbeiro vermelho e formigas com bundas douradas. Ah, vinham também as vespinhas, mas essas são responsáveis pela polinização das flores e estão ficando cada vez mais raras. Descobri que existem plantações de maracujás que terceirizam mão-de-obra para polinizar as flores: as pessoas usam uma espécie de cotonetes nos pistilos para polinizar!

Confesso que quando vi aquele bicho estranho, parecido com um barbeiro vermelho, tive um nojo tremendo e foi aí que a vontade de cortar o maracujá surgiu. É, tive que cortar... usei fumo de rolo em água morna pra caramba e não funcionava, enfim, fiquei sem meu alecrim e sem o maracujá. Mas curti muito aquelas flores exuberantes em meu jardim.Foi bom enquanto durou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu tempero aqui:

Ontem fui à feira

registros meus - 2014 - largo vernetti Ontem fui à feira.  Este texto foi escrito em 2014 quando eu ainda vivia em Pelotas e estava guar...