sábado, 5 de setembro de 2009

a Torta de cebola

Esta receita minha mãe fazia nas festas de fim de ano lá em casa, digo, apartamento. Nesta época, morávamos bem no centro de Belo Horizonte. Em frente ao shopping cidade(ali, havia um grande estacionamento), no edifício Senhora do Carmo. Nasci e cresci em apartamento. Deve ser por isso que gosto tanto de casas. Hoje me considero uma privilegiada em morar num apartamento com área privativa e jardim.
As festas lá em casa eram ótimas porque éramos, eu, mamãe e vovó e quando os tios vinham com as famílias, a nossa casa era só alegria!
Esta receita de Torta de cebola é uma delícia, lembra uma pizza e é facil de preparar:

Torta de Cebola

Massa:
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
2 colheres de óleo
leite para amolecer a massa
Misturar os ingredientes com as pontas dos dedos e amolecer com leite até o ponto de abrir a massa com um rolo.
Recheio:
1 cebola grande picada em rodelas finas
1 colher de manteiga para dourar a cebola
Molho Branco:
Torrar duas colheres de farinha de trigo em uma colher de manteiga e acrescentar aos poucos meio litro de leite. Depois, dissolver uma gema no creme e colocar um pires de queijo parmesão ralado. Se gostar, acrescente salsa e cebolinha picadinhas.
Como armar a torta:
Abrir a massa em uma forma untada e por cima da massa colocar a cebola dourada e o molho branco por cima. Salpicar queijo ralado, o cheiro verde a gosto e uns pedacinhos de manteiga por cima.
Coloque em forno médio e assse por 30, 40 minutos.

Muito bom!!

Quando eu comia desta torta, não gostava das cebolas. Ficavam todas no canto do prato. Hoje a-do-ro cebolas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu tempero aqui:

Ontem fui à feira

registros meus - 2014 - largo vernetti Ontem fui à feira.  Este texto foi escrito em 2014 quando eu ainda vivia em Pelotas e estava guar...