segunda-feira, 26 de abril de 2010

Delícia: Sopa de frutas

Esta receita é de meu amigo Sávio, que há meses nos prometia apresenta-la. Sávio além de talento para criar jóias, gosta de culinária e já nos presenteou uma vez num almoço com uma deliciosa salada. Eis que neste sábado último, após uma reunião sobre nosso futuro trabalho; projetos, projetos... Serviu-nos a esperada Sopa de frutas.
Maurício, outro bom e querido amigo, após experimentar a gostosura, achou melhor renomear a receita: melange de fruit. Segundo ele, a sobremesa que é tão bonita e apetitosa, com o nome de "sopa" não lhe parece soar tão bem.
Sávio caprichou nos potinhos de cerâmica, cada um mais lindo que o outro, criados por um ceramista maravilhoso daqui de Minas. E a melange de fruit foi acompanhada por um sorvete de creme. Huumm... teve bom, viu?

Sávio nos passou o modo de preparo, quando comentei que preciso iniciar uma dieta e eu a-do-ro doces. Portanto, segue a receita pra quem gosta de sobremesas e essa é ótima pra quem, como eu, está precisando perder uns quilinhos.
Claro que, para perder os quilinhos, melhor não acompanhar com sorvete...

Você vai precisar de :

4 maçãs sem casca e sem sementes cortada em cubos
2 peras sem casa e sem sementes cortada em cubos
100 g de passas pretas
100 g de passas brancas
150 g de damasco seco cortado ao meio
120 g de ameixa seca sem caroço
2 pedaços médios de canela em pau
5 cravos
1 litro de água

Em uma panela coloque metade da água pra ferver junto com os cravos e a canela, quando a água estiver fervendo adicione as maçãs. Quando estiverem semi-cozidas, adicione as peras.
Em seguida coloque as passas pretas. Assim que as passas pretas
estiverem "inchadas", coloque as passas brancas, assim que incharem as passas brancas, o damasco, depois as ameixas e deixe cozinhar por mais uns 15 minutos.
Importante ir colocando o restante da água aos poucos.

Ela pode ser servida quente ou fria, acompanhado sorvete de creme ou coco.

Um comentário:

Coloque seu tempero aqui: