quinta-feira, 12 de março de 2009

Cheiro de ervas


Ainda falando em ervas, tenho uma amiga que me ensinou a gostar delas. Patrícia tinha várias plantadas em seu quintal e quando eu dormia por lá, no café da manhã, as ervas eram colhidas na hora e, misturadas no bule de água quente, deixavam um delicioso aroma pela casa. Patrícia gostava de misturar hortelã com capim limão. Tem efeito calmante, deixa a gente zen...

Curiosidades: O capim limão foi trazido para o Brasil no período colonial e tem folhas longas e afiladas, é confundido com a erva-cidreira, por ter um aroma muitíssimo parecido, também chamado de capim cidreira ou cidrão. A erva cidreira é originária do mediterrâneo, tem as folhas ovaladas e serrilhadas, com flores brancas e rosadas e seu nome científico é melissa officinalis. Tem gente das antigas, algumas vovós que conheci, que chamam cidreira de melissa. Será que elas já sabiam do nome científico? Vai ver elas já aprenderam assim...

Já estou com vontade de preparar um chazinho antes de dormir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu tempero aqui:

Ontem fui à feira

registros meus - 2014 - largo vernetti Ontem fui à feira.  Este texto foi escrito em 2014 quando eu ainda vivia em Pelotas e estava guar...