quinta-feira, 12 de março de 2009

sentidos

Ontem fui à uma palestra do estilista Ronaldo Fraga. Ele é de fato, muito bom! Falou tantas coisas boas e quase não falou de roupas... Porque a moda pra ele é narrativa. Adorei quando ele disse isso. Eu, que apesar de mineira, conheço pouco de Ronaldo Fraga, e não sou tão ligada em moda, vejo algumas coisas na internet ou na TV, percebi naquele discurso uma figura muitíssimo antenada com o mundo, com a cultura, com as pessoas. Moda pra ele é ouvir as histórias... Em seu último desfile, trabalhou com um casting diferente: Idosos. Pessoas com mais de 65 anos e crianças. As crianças gostam de ouvir histórias, os mais velhos gostam de contar histórias. E os de cabelos brancos desfilaram com extrema elegância e estilo na passarela. Lindos.

Ele citou Saramago e a nossa cegueira diária. Enxergando mal, sentimos menos também (não sei quanto à vocês, mas, eu quando tiro os óculos, escuto mal...rs,rs), ou não. Aguçamos os outros sentidos. Sensibilidade. Há que se explorar.

Michel Serres, filósofo dos corpos misturados, em seu livro: Os cinco sentidos, diz assim: Líamos em nossos manuais: não há nada no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos. Ouvimos em nossa língua: não há nada na sapiência que não tenha passado pela boca e pelo gosto, na sapidez. Há que se refletir.

Quer comentar? Acho esse assunto tão bom, dos sentidos; dos gostos, cheiros, ruídos, olhares e mãos... Comente...

Um comentário:

  1. June, Ronaldo Fraga é o mesmo, desde sempre. Sempre com ideias novas, sempre nos deixando impactados, sempre mostrando um lado que deixamos esquecer, sempre surpreendendo com aquilo que nem percebemos, já tinhamos esquecidos. Ele faz vivo tudo o que é bonito, o que tem valor. Conheci o Ronaldo antes da fama, antes do dinheiro, numa casinha de fundo que quintal numa rua em curva. Desde lá sabia que ele, com o jeitão muito dele surpreenderia o mundo. Tai, contando histórias com o que faz de melhor: a moda! beijos procê, viu.. tá lindo esse seu espaço aqui!

    ResponderExcluir

Coloque seu tempero aqui:

Ontem fui à feira

registros meus - 2014 - largo vernetti Ontem fui à feira.  Este texto foi escrito em 2014 quando eu ainda vivia em Pelotas e estava guar...