terça-feira, 21 de abril de 2009

manjericão ou alfavaca?

Os dois. São a mesma erva. Tinha ficado incomodada com a afirmativa de uma amiga que aquele pé maravilhoso de manjericão no jardim da casa juntinho do alecrim, da salsinha e da lavanda, não era manjericão e sim, alfavaca.
Pensei: meu deus, quando fiz meu primeiro molho pesto, lá em Ouro Branco na praça de eventos que é rodeada por pés idênticos a este que estou vendo aqui, era de alfavaca? Olhava para aquele vaso de vidro que ela ajeitou cuidadosamente deixando enfeitar a mesa e perfumar o ambiente com as folhas iguaizinhas do manjericão e pensava: alfavaca? Quando cheguei em casa fui consultar, peguei meu livro: Memória Culinária: Coisa de Vó, que tem sua parte em curiosidades sobre ervas e encontrei:
Manjericão
Denominada erva dos reis na Grécia Antiga. Suas flores são pequeninas e lilases e as folhas ovaladas. Tem sabor suave e picante. Seu nome científico é Ocimum basilicum e também conhecido como alfavaca ou alfavaca cheirosa. :) Em francês chama-se basilic, em espanhol, albahaca e em italiano, basilico. É o principal componente do molho pesto... Seu chá também é utilizado em casos de problemas digestivos e é uma planta de fácil cultivo em vasos e jardins.
A memória prega umas na gente, não é mesmo? Pesquisei sobre algumas ervas quando estava preparando o livro, em 2005, fiz minhas anotações, escrevi sobre, editei e esqueci.
Taí mais um registro pra não esquecer e apreciar ainda mais o uso desta erva aromática, que possui propriedades analgésica, anti-séptica, calmante e diurética!

5 comentários:

  1. Ju, sabia que existem mais ou menos sete tipos de Manjericão? são parecidos, mesma familia...
    tem o Anis, o Cravo, Canela... não me lembro todos, mas qdo tomamos o chá feito com suas folhas logo o identificamos porque no fundo, no final do "saboreio", sentimos o aroma especifico no paladar, como um segundo aroma de perfumes...

    ResponderExcluir
  2. Que bom saber mais essas coisinhas! Mas, como assim? O Cravo é uma florzinha que não desabrochou, a canela é tirada do tronco e o anis é tão diferente... Ah, acho que entendi, são as folhas...
    Brigadu, Bjus

    ResponderExcluir
  3. ...As folhas do "manjericão cravo" por ex. ... é de manjericão! e o gosto de seu chá parece mistura de chá de cravo com chá de manjericão...morou?

    ResponderExcluir
  4. minha dúvida era essa mesma...se s dois eram o mesmo...respondido..Agradecida pelo esclarecimento....

    ResponderExcluir
  5. Olá, na verdade existem catalogadas 64 espécies de alfavaca.
    é da mesma familia mas são espécies diferentes com aromas diferentes. o que é conhecido como alfavaca pra mim é bom para frutos do mar e peixes (não como sou vegano, mas ja trabalhei muito com isso)
    e o mais liso o manjericão combina mais com pratos italianos. tipo o pesto ...na minha opinião tem q ser o basilico ou aquele miudinho.
    Os sabores e aromas são diferentes, tem algumas variedades de alfavaca que são bons para chá também.

    ResponderExcluir

Coloque seu tempero aqui:

Ontem fui à feira

registros meus - 2014 - largo vernetti Ontem fui à feira.  Este texto foi escrito em 2014 quando eu ainda vivia em Pelotas e estava guar...