segunda-feira, 20 de abril de 2009

Uma receita que adoro fazer: antepasto de berinjela



Depois da festinha de criança, corremos pra Lagoa Santa, descansar e nos reunir com amigos. Já nos esperavam pro jantar... Rocambole de peito de frango recheado com ricota e perfumado com alecrim do jardim da casa. Muito gostoso!
No dia seguinte, me propus a preparar uma receita que gosto de fazer em casa e é aperitivo constante por aqui acompanhado de pão sírio e uma cervejinha gelada: antepasto de berinjela.
Estas maravilhosas leguminosas vão ser picadinhas e irão se misturar deliciosamente.
Olhem só para elas, reparem nesta cebola roxa. Essas pétalas dão um show! Talvez soe estranho falar em pétalas de cebola, mas, depois de assitir o filme O Carteiro e o Poeta e ouvir as poesias de Pablo Neruda recitadas por aquele ator que não vou me recordar o nome agora, a cebola pra mim tem essa magia de pétalas se descascando, fazendo a gente chorar... E a trilha sonora do filme é belíssima!
Bem, vamos à receita:

Ingredientes

Uma berinjela grande ou duas médias
Uma cebola grande que pode ser roxa ou não
Um pimentão vermelho médio
Alguns dentes de alho
Azeitonas verdes e pretas
Uva passas a gosto
Azeite
Sal
Uma pitada de açúcar

Modo de preparo

Pique todos os legumes em cubinhos
e deixe a berinjela de molho em
água com um pouco de sal.
Troque a água mais uma vez.
Em uma panela, doure as cebolas em
uma colher de sopa de azeite.
Coloque o alho, um pouco de sal até que
fiquem quase transparentes. Coloque a
berinjela sem a água e siga mexendo em
fogo baixo. Tampe a panela e deixe cozinhar
por alguns minutinhos, 2 ou 3.
Acrescente o pimentão e mexa. Torne a
abafar com a tampa da panela. Coloque as
azeitonas picadas e a uva passa.
Prove para saber se o tempero está de seu
agrado e acrescente aquela pitadinha de açúcar.
Minha avó Juracy me ensinou a colocar uma
pitada de açúcar em todo prato salgado e
vice versa, faz realçar o sabor.
Deixe esfriar e coloque em vasilha de vidro
ou porcelana e regue com um bom azeite.
Sirva acompanhado de pães. Pode servir de
acompanhamento também de saladas verdes
e o que mais você quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu tempero aqui:

Ontem fui à feira

registros meus - 2014 - largo vernetti Ontem fui à feira.  Este texto foi escrito em 2014 quando eu ainda vivia em Pelotas e estava guar...