domingo, 14 de junho de 2009

caldos quentinhos e sopas

Pois é, a temperatura caiu um bocado por aqui. Os casacos de lã já estão fora do armário tomando um ar(ninguém aqui tá querendo uma rinite alérgica)e os edredons já estão no uso há dias, comprei recentemente uma meia de lã fofíssima! Na cores lilás e marrom com direito a uma florzinha em feltro nas laterais. Um charme para aquecer os pés e mais um detalhe: vem com um emborrachado embaixo pra gente poder andar de meia e não escorregar. Pode? Amei:)

Tempo frio combina com caldos quentinhos e ontem convidei bons amigos para um caldo aqui em casa, assim, meio de improviso, só o caldo de abóbora que já estava em mente. Tinha feito uma panela cheinha dessa delícia alaranjada que iria durar na geladeira e daí pensei no caldo, já famoso aqui em casa e na casa de uma amiga, que me ensinou a preparar este manjar dos deuses. Do caldo de abóbora dou a receita depois, hoje só quero sugerir esta outra delícia que preparei:

sopa de macarrão com feijão. UAU! Nunca tinha feito e arrisquei. Tão simples e ficou tão saborosa! Comprei macarrão de conchinha e uma linguiça calabresa. Já tinha bacon e feijão cozido na geladeira. Muito bem, fritei o bacon com cebolas em lascas pequenas e a calabresa em cubinhos(rodelas partidas em quatro).Coloquei água fervendo e o macarrão. Misturei, abafei e deixei cozinhar um pouquinho. Adicionei o feijão, fui mexendo e botando mais uns temperinhos, uma páprica picante, um caldo de carne...mais uns minutinhos em fogo baixo e pronto.
Esquentamos a alma com a boa conversa entre sorrisos e amigos e nutrimos nosso corpo com abóbora e feijão. ô mistura boa essa!

Lembrei de minha avó Juracy que gostava de sopas de macarrão. Fui parar lá na infância na mesa de um hotel em Araxá que servia antes do jantar um prato de sopa, uma manteiga em pote de porcelana pequeno e um pão francês já fatiado... Tenho boas memórias de nossas viagens e saudades também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu tempero aqui:

Ontem fui à feira

registros meus - 2014 - largo vernetti Ontem fui à feira.  Este texto foi escrito em 2014 quando eu ainda vivia em Pelotas e estava guar...