sábado, 25 de julho de 2009

memórias de uma oficina e boas lembranças - parte II

No nosso primeiro dia na cozinha preparamos um delicioso bolo de banana amassada. Receita retirada do meu livro Memória Culinária: Coisa de Vó. Segue a receita:

BOLO DE BANANA AMASSADA

Ingredientes
1 ovo
1 xícara de açúcar
1 xícara de banana caturra amassada
2 xícaras de farinha de trigo
4 colherinhas de fermento em pó
1 colher bem cheia de manteiga ou margarina
1 pitada de sal
Canela em pó a gosto

Modo de fazer
Aqueça o forno.
Misture a gema, o açúcar, a manteiga e faça uma farofa.
Acrescente a banana e a farinha e vá mexendo bem.
Coloque o fermento em pó, a pitada de sal e misture.
Bata a clara em neve e acrescente misturando levemente a massa.
Coloque em forma para bolo inglês untada com manteiga e leve
ao forno por mais ou menos 30 minutos.


P.S: usamos uma forma de papel manteiga muito prática, que mantém a forma de alumínio limpinha!

Enquanto nosso bolo crescia no forno, sentadas nos bancos da cantina, líamos Indez, do escritor mineiro Bartolomeu Campos Queirós. Mineiridade pura e delicadeza infinita...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu tempero aqui:

Ontem fui à feira

registros meus - 2014 - largo vernetti Ontem fui à feira.  Este texto foi escrito em 2014 quando eu ainda vivia em Pelotas e estava guar...