sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Saramago

Morreu hoje aos oitenta e sete anos, o escritor português, José Saramago.
Quando estava cursando Letras, foi a primeira grande obra que li de fato. Sim, porque na Faculdade, destrincha-se a obra e as vezes o deleite passa despercebido. E cá pra nós,nem sempre o que lemos na faculdade nos dá prazer em ler.
Pois Saramago me deu muito prazer: Manual de Pintura e Caligrafia, na época, 2001, foi Silvana Pessoa, a professora que nos trouxe Saramago, pessoa atenta, sensibilidade aguçada e com estudos aprofundados em escritores portugueses. E detalhe: líamos a obra em voz alta em sala. Isso parecia meio ridículo para alguns, cansativo pra outros. Me oferecia sempre pra ler e ao passar das aulas, era somente eu quem lia em voz alta pra todos. Achava tão instigante, uma professora na faculdade que nos propõe ler uma obra inteira em voz alta. Isso não era comum, a maioria indicava as obras pra leitura e pros trabalhos. E as teorias, ai, tantas teorias... Sempre me incomodava com as inúmeras teorias. E a prática? Pra quê isso funciona? Onde isso me serve? Me levam pra onde tantos questionamentos de obras? Tive ótimos professores na Letras, saudades boas, boas recordações.
Interessante relembrar tudo isso, hoje, de volta a escola e já professora de literatura e português, leio muito pros meus alunos e gosto dessa prática. Ler por prazer. Muitos deles ainda não sabem o que é isso, outros, menores, já percebem esse gostinho, o sabor das palavras.
Deixo uma singela homenagem a José Saramago, um trecho de sua obra registrado aqui.
Brinco com as palavras como se usasse as cores a as misturasse ainda na paleta. Brinco com estas coisas acontecidas, ao procurar palavras que as relatem mesmo só aproximadamente. Mas em verdade direi que nenhum desenho ou pintura teria dito, por obras das minhas mãos, o que até este preciso instante fui capaz de escrever, e atrever.

6 comentários:

  1. Ola Junelise! Adorei seu blog, bem delicado, e vou te seguir pois como vc adoro artesanato, culinária temos muitas coisas em comum rsrsrs.
    Qdo puder me faça uma visitinha. bjão e fica com Deus.
    http://artesdaluma.blogspot.com
    http://luma.vergara.blogspot.com (cozinhando com estilo.

    ResponderExcluir
  2. "Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar."
    (José Saramago)

    ResponderExcluir
  3. Queridas, brigadu pelo carinho de suas visitas.
    Bjus, June

    ResponderExcluir
  4. Bom dia.
    Ai, saramago. Pude estar com ele de pertinho quando veio ao Brasil fazer o lançamento um de seus últimos livros. Tenho guardado com muito carinho o livro autografado por ele. Uma grande perda para a humanidade.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa semana para você.
    Saudações Educacionais.

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog!!! Você deveria cadastrá-lo na lista dos melhores blogs culinários da internet. Envie seu blog para a lista pelo seguinte endereço: www.soreceitas.com/enviar-blog

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu blog. Virei visitá-la sempre.
    Estou iniciando um, se quizer faça uma visita.
    O endereço é: lacozinha.blogspot.com

    Abraços e sorte!!!

    ResponderExcluir

Coloque seu tempero aqui: