quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Receita preparada ao amor: Fettuccine a parisiense

Ah, o amor... o amor jovem, cheio de frescor. Ontem, meu filho me fez lembrar do primeiro jantar que fiz pro pai dele quando éramos namorados. Bem simples, foi a primeira vez que cozinhei e coloquei a mesa pra dois. O macarrão tipo espaguete e o molho de tomate comprado pronto...queijo parmesão ralado por cima. Que bom que os anos passam... e a gente aprimora...rsrs :) Lembro-me bem: a mesa redonda da copa, o tapete era verde, as cadeiras em tom acinzentado, havia uma janela comprida que dava pra área, um aparador em fórmica laranja e branco,com quatro portas _ lá minha avó escondia um pote de vidro onde ficavam os biscoitos doces pra visitas.Do outro lado, ficava um carrinho de bebidas; licores, vinhos, algumas taças e enfeites. Eu tinha dezesseis anos.

Eiii mamis...tudiu bem?! Viu que hoje eu ia cozinhar né?! To aqui na Paulinha esperando ela sair do banho para irmos lá pra casa. Fiz coisas que eu nunca tinha feito...só de ouvir as pessoas falando e de já ter visto alguém fazendo...Fiz um fettuccine ao molho parisiense...molho branco feito com leite, maisena, margarina, cebola, presunto em cubos, azeitonas picadinhas e mussarela em cubos! Tá supimpaaa, ela vai amar ao ver lá em casa...chorei tanto ralando cebola...kkkk...comprei morangos, uvas sem caroço e chocolates para fazer um fondue...depois com mais tempo te relato tudo que fiz bunitinho! TE AMO e amo cozinhar por ser "filho de peixe" né?! Beijãooo!

Esse relato é do meu menino lindo que irá completar 24 anos no mês que vem. E que saudades eu estou dele... ai,ai... Filho pra mãe é sempre um menino e num é que ele também gosta de cozinhar? E ainda prepara a mesa, acende velas. Fiquei cheia de alegria quando vi essa postagem dele ontem. E aí, deu vontade de compartilhar com vocês por aqui. Alegria, amor, ternura, sentimentos sempre bons de compartilhar.

O passo a passo da receita imagino ter sido assim:

Fettuccine a parisiense

Coloque um pacote de fettuccine para cozinhar em água com um pouco de sal e um fio de azeite. Enquanto isso, prepare o molho branco.
Rale uma cebola média e chore, porque chorar faz bem e faz parte...rsrsrs. Doure levemente a cebola em duas colheres de sopa de manteiga ou margarina, coloque as azeitonas, o presunto em cubos, misture, acrescente o leitee a maisena dissolvida num pouco de leite, em fogo baixo, continue misturando, coloque uma pitada de sal. Acrescente o creme de leite, deixando separado 3 colheres de sopa para fazer o fondue de chocolate. Misture e desligue o fogo. coloque os cubos de mussarela e misture levemente.
Veja se a massa já está no ponto, al dente e escorra, dê o choque térmico na massa com água fria para parar o cozimento. Misture o molho suavemente em um refratário bem bonito e especial. Sirva com azeite, queijo parmesão ralado e um bom vinho branco.

Eu colocaria também uma pitada de noz moscada ralada. Molho branco pede noz moscada, dá um toque especial.

A lista dos ingredientes:

1 pacote de massa tipo fettuccine
1/2 litro de leite
1 colher de amido de milho
2 colheres de margarina ou manteiga
1 caixinha de creme de leite(separe 3 colheres pro fondue)
1 cebola média ralada
300 gramas de presunto em cubos
200 gramas de azeitonas picadas
300 gramas de mussarela em cubos

A sobremesa: Fondue de frutas com chocolate
300 gramas de chocolate meio amargo, 3 colheres de creme de leite,
uma colher de sopa de conhaque
Derreta em banho maria o chocolate, misture o creme e o conhaque e coloque em um rechaud de cerâmica com vela em baixo para manter o chocolate levemente aquecido. Lave bem as frutas, nesse caso, uvas sem caroço e morangos, deixe de molho por alguns minutos em vinagre e enxague bem.
Coloque em uma travessa e sirva com muito amor, carinho e beijinhos! O amor está no ar!

4 comentários:

  1. Sabia que você é linda igual ao seu filho???SAUDADES...

    ResponderExcluir
  2. Queridas, saudades de vocês! Brigadu pelo carinho constante. Grande beiju e adorei a visita! :)

    ResponderExcluir
  3. E tem como não ser coruja de uma belezura dessas? rsrsrs...

    ResponderExcluir

Coloque seu tempero aqui:

Ontem fui à feira

registros meus - 2014 - largo vernetti Ontem fui à feira.  Este texto foi escrito em 2014 quando eu ainda vivia em Pelotas e estava guar...