sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

BOLO DE REIS


Ingredientes:
200gr de manteiga
1 xícara de chá de açúcar mascavo
1 lata de leite condensado
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó
150gr de frutas cristalizadas
100gr de passas
4 ovos(gemas separadas das claras)
-
Glacê:
2 e 1/2 xícaras de chá de açúcar
2 colheres de leite quente
2 colheres de suco de limão
-
Modo de Preparo:
-
Bata a manteiga, açúcar e as gemas até formar um creme e com a batedeira ligada, junte o leite condensado em fio. Desligue a batedeira e vá incorporando a farinha de trigo e o fermento, misturando levemente. Junte as frutas e as passas e por último as claras em neve. Asse em forma de furo central por cerca de 1 hora. Desenforme ainda quente e cubra com o glacê.
-
Para fazer o glacê, misture os ingredientes, espalhe sobre o bolo e decore a gosto. Você pode se inspirar nas cores das frutas vermelhas, nos figos, ameixas e pêssegos e deixar o seu bolo de Reis bem coroado de frutas.




Vale conhecer um pouco mais sobre as tradições em torno do Bolo de Reis:

O bolo de Reis chegou a Portugal no final do século XIX e foi popularizado pelas doceiras de Lisboa e Porto. A tradição chegou ao Brasil com imigrantes portugueses. Hoje o bolo é a estrela da festa de 6 de janeiro, quando os cristãos celebram a adoração do Menino Jesus pelos Reis Magos. Segundo a tradição, o Bolo Rei deve ser acompanhado de dois mimos: uma fava e um presente. Quem receber a fava na sua fatia de bolo, terá sorte no ano e pagará o Bolo rei do próximo 6 de janeiro. Quanto ao presente, trará riqueza a quem encontrar.

Em alguns municípios sergipanos, a Batalha das Cabacinhas faz parte das comemorações do Dia de Reis. Na "batalha", uma brincadeira inspirada nos antigos carnavais, quando as pessoas "guerreavam" com talco, farinha e ovos, as cabacinhas - feitas de parafina e recheadas com água perfumada -, são atiradas nas pessoas, sem causar nenhum dano.

Nos municípios fluminenses, um dos hábitos referentes ao Dia de Reis é a confecção do bolo de reis, que leva quatro prendas misturadas à massa comum: um anel, uma cruz, uma moeda e um dedal. Cada objeto traz um simbolismo: o anel significa casamento; a cruz, convento; a moeda, dinheiro e o dedal, trabalho.

No Ceará, existe a Tiração de Reis, caracterizada por um grupo de pessoas que visitam amigos ou conhecidos a partir do dia 2 de janeiro ou na véspera do Dia de Reis. Nas visitas, eles cantam e dançam versos relacionados com a data, ao som de instrumentos, e solicitam alimentos e dinheiro. É tradicional utilizar a arrecadação para a ceia no dia de Nossa Senhora das Candeias que é em 2 de fevereiro, dia também dos festejos e oferendas à Iemanjá.

Na Rússia o Natal, não é comemorado nem no dia 25 de dezembro, nem em 6 de janeiro. A data é celebrada em 7 de janeiro, quando, segundo a tradição natalina dos russos, a ceia deve ter muito mel, grãos e frutas, mas nenhuma carne.

Na Espanha, no dia 6 de janeiro há desfiles com reis magos em todo o País. De suas carruagens, eles jogam balas e doces para as crianças. Também é neste dia que as crianças recebem presentes, que, acreditam, foram deixados pelos próprios reis durante a madrugada.

Os cubanos trocam presentes no dia 24 e as crianças acreditam em Papai Noel. No entanto, a tradição dos reis magos é bem mais forte. No dia 6 de janeiro, as crianças costumam até deixar um pouco de comida para os camelos dos reis, ao lado de uma cartinha com o que querem ganhar.

Em Portugal, come-se o bolo e bebe-se vinho do porto. Quem pegar a fava fica obrigado no ano seguinte a pagar o bolo. Aquele que ganhar a prenda fica no ano seguinte e pagará o vinho do Porto. A diferença do bolo rei além de estar na forma da coroa de um rei também está no recheio e enfeite, com frutos secos (amêndoas, nozes, pinhões) e frutas cristalizadas. Todos estes frutos simbolizam as jóias que enfeitam as coroas dos reis.

Há uma variação do costume para o dia de reis que envolve romãs:

Uma prática popular de colocar na palma da mão esquerda três sementes de romã. Estas devem ser seguras, uma a uma, entre o polegar e o indicador direito, levadas entre os dentes e mordidas levemente. Após morder, recita-se: Baltazar, traz meu dinheiro de volta; o mesmo deve ser feito com as outras duas sementes, substituindo o nome Baltazar pelo dos reis Belchior e Gaspar. As três sementes devem ser guardadas envoltas em papel, na carteira de dinheiro até o ano seguinte, quando deverão ser plantadas em jardim ou vaso de planta, sendo substituídas por novas sementes, após o ritual descrito. Acredita-se que a prática garante dinheiro farto durante todo o ano que se inicia.

Bem, diante de tantas tradições, bom mesmo é preparar essa receita, compartilhar em família e com amigos e celebrar a vida!

2 comentários:

Coloque seu tempero aqui:

Ontem fui à feira

registros meus - 2014 - largo vernetti Ontem fui à feira.  Este texto foi escrito em 2014 quando eu ainda vivia em Pelotas e estava guar...