sábado, 25 de fevereiro de 2012

Piquenique Cultural 2012


Passado o carnaval, dizem por aí que é quando o ano começa. O meu começou em janeiro mesmo e lindo! Maravilhosas vibrações musicais e rodeada de boas energias o que me fez acreditar ainda mais nas boas coisas que vem por aí em 2012. Aqui pelas bandas do sul, o calor abrandou um pouco e nesse instante uma brisa suave entra pela varanda. Nos últimos dois dias estive a cozinhar para o Piquenique Cultural de amanhã. O primeiro do ano! Preparei  as gostosuras CoisdiVó e cá estou pra contar um pouco do que fiz. Arrisquei receitas novas; um bolo gelado de limão, uma torta de banana _que é um bolo com banana em calda de açúcar, ficou divino_ e uma receita do meu cadernin antigo chamada: Nega Maluca - um bolo de chocolate que troca óleo por azeite e não leva leite. Ainda vou preparar e assar amanhã, dois quiches: o "clássico"de couve que a turma adora e o quiche Lorraine, receita tradicionalmente francesa que mudamos um ingrediente aqui e acolá e o fazemos à nossa moda, digo, ao nosso paladar. Leva bacon, queijos variados e especiarias.
E tem mais novidade culinária no espaço CoisdiVó do Piquenique Cultural. Na verdade é um novo que é antigo e faz parte da minha memória de infância e de muita gente. É o xup-xup, ou como se fala aqui: sacolé. Sim, aqueles saquinhos de suco congelado que a gente adorava quando era criança e chupava aos montes nas tardes quentes. Lembro de três cores: laranja, roxo e vermelho. Eles eram feitos com suco de pozinho e na minha época( tô mesmo ficando velha...) esse pacotinho pequenino, chamava-se: Ki-suco. Nem sei se isso ainda existe mas, lembro perfeitamente dessa embalagem aí. 
Sou capaz de visualizar a calçada onde brincava de amarelinha com meus primos no interior de Minas, em Divinópolis. A gente vibrava quando podia comprar xup-xup, nem sempre as mães deixavam e a gente obedecia. As vezes, a gente mesmo fazia; ia na padaria comprava o pozinho e os saquinhos e preparava aquele tantão! Ah, como era bom! Difícil era esperar gelar...


Mas o sacolé ou xup-xup que preparamos para o Piquenique Cultural de amanhã é feito com fruta de verdade, nada de conservantes ou corantes. Suco de limão galego, suco de uvas daqui do sul(ma-ra-vi-lha). E dois de leite: de coco e de doce de leite. Olha só o xup-xup de coco aí antes de ir pro congelador! Hummm....
É pra gente virar criança de novo, tirar do baú as memórias de infância e aproveitar o piquenique! Piquenique é resgatar uma tradição quase esquecida misturando as artes, reunindo pessoas, relembrando boas coisas e CoisdiVó também é! 
Então, quem é de Pelotas está convidado a participar de mais esse encontro delicioso, amanhã, na Praça Antônio Záttera  a partir das 15:00. 

E quem é de outra cidade, quem sabe se inspira e leva a família e os amigos pra uma praça e juntos fazem um saboroso piquenique? É alegria na certa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu tempero aqui:

Ontem fui à feira

registros meus - 2014 - largo vernetti Ontem fui à feira.  Este texto foi escrito em 2014 quando eu ainda vivia em Pelotas e estava guar...