quarta-feira, 7 de março de 2012

Arroz com açafrão, camarão e gergelim


Iniciando minha singela colaboração semanal na Rádiocom 104,5FM, aqui em Pelotas, Rio Grande do Sul. As receitas culinárias que entravam no programa nativista da manhã com o Rádiocompanheiro José Luiz as terças e quintas eram gravadas e este ano, vou" fazer ao vivo" sempre as quartas-feiras por volta das oito da manhã. Com essa mudança, será ainda mais gostoso levar dicas e receitinhas para as/os ouvintes. É sempre um prazer partilhar um boa prosa ao vivo na Rádiocom, inda mais com o Zé Luiz e falando de comida!
Hoje a receita que foi ao ar é para dar mais sabor e cor ao arroz nosso de todo dia e também para aproveitar a boa safra de camarões e o bom preço desse crustáceo que encontramos com fartura nesta época do ano, na colônia Z-3 e Praia do Laranjal.
Para nos inspirar a colorir, me lembrei de um texto literário muito bonito, trecho de um livro que gosto bastante: O livro de Zenóbia, de Maria Esther Maciel. Zenóbia é uma personagem que gosta das coisas simples, tem desejos curiosos e sonhos também. Traz na memória as brevidades, roscas de trança, bolos de cenoura, herança da avó. Zenóbia também gosta de receitas, temperos, flores e listas. Já citei este livro aqui no blog outras vezes, meu encantamento perdura. Cá está o pequeno trecho:


Zenóbia sabe que o lugar de nosso nascimento estará conosco até o fim. Por isso ela carrega na pele a cor de sua terra e sempre que experimenta uma fruta amarela, a memória lhe traz o gosto da manga e da laranja que lhe deixou a infância. Ou o fulgor cromático do açafrão moído e das espigas de milho perdidas no horizonte. Nas cores de seu ontem, ela sempre se encontra com as coisas que ama.

O arroz com açafrão, camarão e gergelim é muito simples de fazer:

Você vai precisar de:

1 xícara de chá de arroz branco
1 xícara de chá de camarão médio limpo e temperado com sal e limão
2 xícaras e meia de chá de água fervente
1 colher de sopa de açafrão em pó
1 colher de sopa de gergelim
1 colher de sopa de óleo de canola 
1 colher de sopa de tempero tipo alho e sal

Modo de preparo:

Refogue  o óleo com o tempero em fogo baixo, coloque o arroz, o camarão e o açafrão. Misture um pouco e em seguida acrescente a água fervente. Mexa mais uma vez e prove se está bom de tempero. Tampe a panela, mantenha em fogo baixo e deixe cozinhar. Acompanhe o cozimento, olhando de vez em quando e acrescente mais água quente se for necessário. Ao final, salpique a colher de gergelim por cima do arroz e sirva acompanhando um peixe grelhado e uma boa salada de folhas e legumes crus!
Bom apetite!

P.S: pode-se usar também o arroz integral, basta colocar mais água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu tempero aqui: