quarta-feira, 14 de março de 2012

Antepasto de Berinjela

Antepasto de Berinjela

Ontem na feira de produtores da Bento, me chamou a atenção a fartura de berinjelas e por isso, a receita que vai ao ar hoje na Rádiocom 104,5Fm de Pelotas, é preparada com elas. Amo essa receita e preparo quase toda semana em casa.Gosto de comer com pão sírio ou com qualquer outro pãozinho que tiver!
Você vai precisar de:

Uma berinjela grande ou duas médias
Uma cebola grande que pode ser roxa ou não
Um pimentão vermelho pequeno, um verde e um amarelo
Dois dentes de alho
Azeitonas verdes picadas
Uva passas a gosto
Azeite
Sal
Uma pitada de açúcar

Modo de preparo:

Pique todos os legumes em cubinhos e deixe a berinjela de molho em
água com um pouco de sal. Troque a água mais uma vez.
Em uma panela, doure as cebolas em uma colher de sopa de azeite.
Coloque o alho, um pouco de sal até que fiquem quase transparentes. Coloque a
berinjela sem a água e siga mexendo em fogo baixo. Tampe a panela e deixe cozinhar
por alguns minutinhos, 2 ou 3. Acrescente o pimentão e mexa. Torne a
abafar com a tampa da panela. Coloque as azeitonas picadas e a uva passa.
Prove para saber se o tempero está de seu agrado e acrescente aquela pitadinha de açúcar.
Minha avó Juracy que ontem, completaria 96 anos se estivesse viva, me ensinou a colocar uma pitada de açúcar em todo prato salgado e vice versa, faz realçar o sabor.
Deixe esfriar e coloque em vasilha de vidro ou porcelana e regue com um bom azeite.
Pode servir de acompanhamento também de saladas verdes

e o que mais você quiser. Ah, essa imagem é das compras que fiz na feira dias atrás, as ervas estavam tão frescas e esse tomate amarelinho tipo pera mereciam uma foto, salta aos olhos e quase se pode sentir o cheiro daí, não?
Um grande abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu tempero aqui:

Ontem fui à feira

registros meus - 2014 - largo vernetti Ontem fui à feira.  Este texto foi escrito em 2014 quando eu ainda vivia em Pelotas e estava guar...