quarta-feira, 25 de abril de 2012

Pão cheiroso de parmesão e ervas


A receita de hoje que foi ao ar na ondas da Rádiocom 104,5FM aqui de Pelotas, Rio Grande do Sul, é de pão. Adoro fazer pães e bolos. Gosto de forno. Prefiro forno a fogão, acho que já disse isso aqui antes. Gosto de acompanhar o crescimento da massa, gosto dos cheiros.
Inspirada pelo show lindo que tive a oportunidade de ver ontem no bar Liberdade, da Sônia Porto, dentro da programação do Encontro Nacional de Mulheres da MPB, pensei em pães. A palavra companheiro vem do latim, cum panis, que significa seria com pão, ou ainda, aquele com quem dividimos o pão.
Um companheiro pra compartilhar o pão. O pão  nosso de cada dia, fresco e quente, saindo do forno, quem não quer partilhar? E depois que esse pão estiver cheirando no forno de sua casa, com certeza, será um convite para uma mesa no café da tarde, ou pra acompanhar um bom vinho no entrar da noite. Com azeites, queijos e pastas. Convide os amigos, a família,  e compartilhem!
Buon Apetit!

Pão cheiroso de parmesão e ervas

1 copo de 200ml de água
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de queijo parmesão ralado grosso
1 colher de sopa de orégano
1 colher e meia (chá) de sal
1 colher e meia (chá) de alho em flocos
3 copos de farinha de trigo especial
2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo

Misture todos esses ingredientes em uma vasilha grande e misture bem com as mãos. Com todo carinho que uma massa dessas merece...depois de homogênea, bata um pouquinho, que pão também gosta de uns tapinhas pra crescer. Melhor do que dizer sovar. Eu acho...Rsrsrs...
Bom, depois, coloque em uma assadeira enfarinhada. Não precisa untar. Deixe crescer, se possível, mínimo de duas horas, e asse em forno quente por vinte minutos. Faça como eu e acompanhe o crescimento da massa, olhando pelo vidro.

Ah, e acesse também o link acima. Lá você irá encontrar toda a programação do evento que irá cobrir Pelotas de flores esta semana. São diversas atividades voltadas para a música popular brasileira com oficinas, palestras e shows ma-ra-vi-lho-sos! Confira, prestigie e compartilhe! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu tempero aqui:

Ontem fui à feira

registros meus - 2014 - largo vernetti Ontem fui à feira.  Este texto foi escrito em 2014 quando eu ainda vivia em Pelotas e estava guar...