quarta-feira, 2 de maio de 2012

Gengibre - uma raiz forte, cheirosa e medicinal


Hoje, minha participação na Rádiocom 104,5FM foi lembrar aos ouvintes da rádio dos benefícios de um rizoma, as vezes esquecido por alguns, mas, encontrado com facilidade em feiras livres e supermercados.


O gengibre, esta raiz cheirosa, é um poderoso anti-inflamatório, antioxidante, ajuda a tratar enjôos, combater infecções, prevenir doenças cardiovasculares, é auxiliar no emagrecimento, para tratar flatulências e impedir a formação de gases. Bom também para combater constipações e resfriados.

As propriedades estimulantes do gengibre devem-se à vitamina B3, B6 que alivia sintomas de tensão pré-menstrual e a vitamina C que ajuda a proteger as gengivas e a defender o organismo dos radicais livres.
Quer mais?

O gengibre tem ação bactericida, é desintoxicante e acredita-se também que possua poder afrodisíaco. Suas propriedades afrodisíacas e estimulantes são conhecidas há séculos. Na medicina chinesa tradicional, por sua reconhecida ação na circulação sangüínea, ele é utilizado contra a disfunção erétil. Além disso, o óleo de gengibre também é utilizado para massagear o abdomem, provocando calor ao corpo e excitando os órgãos sexuais.

De sabor picante, pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado.


Dica de chazinho especial para esses dias de frio: Ferva 2 pedaços de raiz fresca de gengibre, durante 10 minutos, acrescente o suco de um limão e adoçe com mel. Saborosíssimo e preventivo para gripes e resfriados, vale a pena usufruir diariamente desse rizoma aromático e rico em propriedades naturais e benéficas para nós.

Um comentário:

Coloque seu tempero aqui:

Ontem fui à feira

registros meus - 2014 - largo vernetti Ontem fui à feira.  Este texto foi escrito em 2014 quando eu ainda vivia em Pelotas e estava guar...