quarta-feira, 18 de abril de 2012

TORTA DE MAÇÃS

 
A maçã é um bom purificador do sangue para os que sofrem de gota, artrite, retenção de líquidos e problemas de pele. A maçã pode aliviar a indigestão, a acidez, a gastrite, a úlcera péptica e a síndrome do intestino irritável. Com sua ação adstringente, ajuda no tratamento da diarreia. A pectina da maçã ajuda a expulsar as fezes, fazendo dessa fruta um laxante eficaz para quem sofre de prisão de ventre.

Aqui no Rio Grande do Sul, a cidade de Vacaria na divisa do estado com Santa Catarina é grande produtora de maçãs. As feiras livres de produtores aqui em Pelotas já estão trazendo com fartura as maçãs de todos os tipos.
Segundo um antigo provérbio: "uma maçã por dia mantém o médico longe". Então, comamos maçãs!!!
Esta receita de Torta de maçãs, que levei ao ar hoje nas ondas livres da Rádiocom 104,5Fm, quem a preparava era minha avó Juracy para o tio Eduardo. Vovó era assim, agraciava os filhos com delícias em seus aniversários. Pra minha mãe, fazia torta de morangos, pro tio Euclides, um doce de coco, que ele denominava de Carícias da Juracy. E pro Tio Du, essa torta que deixava a casa num perfume maravilhoso!!! E dava uma vontade gostosa de comer uma fatia, o que a gente fazia pouco, porque vovó não me deixava comer, era do meu tio, só me dava um pedacinho pequeno....ai, ai, memórias....coisa boa lembrar esses momentos!

TORTA DE MAÇÃS

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
3 colheres de leite
1 colher de fermento em pó
1 ovo
2 colheres de sopa de manteiga
Para o recheio:
2 maçãs vermelhas cortadas em fatias finas
1 vidro de geleia de abacaxi
Canela em pó

Misture os ingredientes secos e acrescente, aos poucos, o ovo e a manteiga, trabalhando a massa até ficar fina. Num pirex quadrado, untado e enfarinhado coloque uma porção de massa, abrindo-o com os dedos no recipiente. Separe uma parte da massa para fechar a torta. Depois, o recheio: vá colocando uma camada de maçãs, geleia de abacaxi e outra de maçãs e geleia.Salpique canela em pó. Faça tiras estreitas com a massa reservada e feche a torta por cima formando uma grade. Asse em forno regular, mais ou menos, quarenta minutos.
Esta receita está no meu livro em homenagem às vovós Elisa e Juracy: Memória Culinária: Coisa de Vó.




Minha sugestão de acompanhamento a essa torta de maçãs é um bom chá de erva-cidreira no fim da tarde, sobre uma toalha de mesa clarinha, uma xícara de porcelana especial e flores.

Um comentário:

Coloque seu tempero aqui:

Ontem fui à feira

registros meus - 2014 - largo vernetti Ontem fui à feira.  Este texto foi escrito em 2014 quando eu ainda vivia em Pelotas e estava guar...