sábado, 16 de junho de 2012

Feliz Aniversário! Rádiocom 11 anos! - Caldo Verde

A Rádiocom comemora esta semana 11 anos de existência. Uma rádio comunitária que tem por lema a comunicação como direito de todos. A Rádio foi uma surpresa pra mim, um presente aqui na cidade de Pelotas. Ano passado, na comemoração dos dez anos da Rádio, conheci o Sr. José Luiz, jornalista e responsável pelo programa da manhã cedinho, entre sete e oito e meia da manhã da Rádiocom. Foi ele quem me convidou a trazer as receitinhas pro programa, desejo dele para diversificar a programação do Nativismo sem Fronteiras. No começo, duvidei um pouco, será que daria certo? Eu vou saber fazer isso? Mas lembrei também de um desejo e aí, de uma tentativa de programa na rádio Ufmg, coincidentemente também 104,5FM em BH junto de uma amiga que também transita entre livros e quitandas mineiras.
A palavra companheiro - deriva de cum panis vem do latim e significa dividir o pão. Esta receita de hoje é um caldo verde, pra aproveitar o tempo frio e convidar os amigos e a família em torno do fogão e da mesa. Prepare-o com carinho e depois de pronto, sirva com pães. O importante é comemorar a vida, os amigos, confraternizar e compartilhar do pão e  desta receita:

Caldo Verde

Ingredientes
sal a gosto
1 maço de couve
300 g de lingüiça calabresa defumada
2 litros de água
1 xícara (chá) de azeite de oliva
1 quilo de batata

Modo de Preparo
Coloque a água em uma panela e leve ao fogo. Quando ferver, junte as batatas e cozinhe por 25 minutos. Assim que as batatas estiverem cozidas, escorra-as e passe pelo liquidificador, utilizando a água do cozimento. Depois de liquidificadas, volte à panela do cozimento, tempere com sal e mantenha em fogo brando.

Corte a couve bem fininha, lave bem e reserve. Corte a lingüiça em rodelas. Leve ao fogo uma frigideira com o azeite, espere aquecer e frite as lingüiças. Depois, refogue ligeiramente a couve. Na hora de servir a sopa acompanhe com a lingüiça e a couve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu tempero aqui:

Ontem fui à feira

registros meus - 2014 - largo vernetti Ontem fui à feira.  Este texto foi escrito em 2014 quando eu ainda vivia em Pelotas e estava guar...