terça-feira, 15 de abril de 2014

Salada de arroz que a vovó Jura fazia

Poxa... o tempo... esse danadinho passa rápido... e eu, ultimamente com um tempo curtinho pras postagens no blog, não levo mais às ondas da RádioCom as receitas culinárias em viva voz e a última receita foi em dezembro, pensando e desejando a todos um Feliz Natal! Já estamos em abril....rsrs... Hoje, trago essa receitinha que já estava aqui, perto da Farofa de frutas, nos arquivos, mas, aguardava finalização. Como ela existem outras e aos poucos vou retomando, agora que me volto à escrita. Tenho estudado(estou cursando o Mestrado) e pensado muito nas imagens que essas receitas sempre me trouxeram e trazem, além de todo prazer que encontrei em relembrar e imagino que também em comer!
A imagem que me vem à memória quando lembro dessa receita de Salada de arroz é assim:
A cozinha tinha azulejos azuis, a bancada da pia era alta em mármore cinza, ao lado, havia um armário em metal, da Itatiaia, com 4 portas azuis e aquele espaço com duas portinhas de vidro onde guardávamos os copos e as xícaras (a memória é tão nítida, que posso ouvir o fechar e abrir daquelas portas) ali, naquele armário vovó também preparava os pastéis, sobre a parte de fórmica, que ela limpava com álcool antes de salpicar farinha em cima... voltando à receita de salada de arroz, lembro-me dela e minha mãe cortando e picando azeitonas, pimentões e o presunto apoiadas nessa bancada da pia e elas iam colocando os picadinhos numa vasilha oval de plástico vermelho, era ali que a mistura se dava, ali elas temperavam com o vinagre, o sal e a salsinha, por último colocavam o arroz. Faziam essa receita em ceias de Natal, como a Farofa de Frutas, mas você pode fazer quando quiser e pode trocar ingredientes, colocar outros, afinal, receita é assim; sempre inventada, reinventada, igualzim à memória...

Receita de Salada de arroz

Ingredientes:
2 xícaras de arroz integral preparadas de véspera
200 gramas de presunto de peru defumado
100 gramas de azeitonas pretas picadas
100 gramas de azeitonas verdes picadas
1 pimentão verde médio
1 pimentão vermelho médio
Um punhado de salsinha fresca
Suco de meio limão
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
Sal a gosto

Modo de fazer:
Prepare o arroz integral de véspera, deixando-o mais firme e solto. Ele precisa estar frio para acrescentar os ingredientes. Lave bem os pimentões e pique em cubinhos pequenos. Pique também as fatias de presunto de peru defumado e as folhas de salsinha fresca. Vá colocando aos poucos todos os ingredientes, misturando ao arroz. Coloque um pouco de vinagre e o suco de meio limão. Mexa devagar, prove e se achar necessário acrescente um pouco de sal. Decore com um ramo de salsinha. Se quiser, pode acrescentar um pouco de gergelim torrado por cima.
Esta receita e a de farofa de frutas saíram junto com o texto: O sabor do passado de Jussara Lautenschlager no Jornal Diário Popular, dia 22 de dezembro de 2013. Se quiseres ler a matéria completa, dê uma olhada no link:
http://www.diariopopular.com.br/tudo/index.php?n_sistema=3056&id_noticia=Nzc4MTM=&id_area=MA==

Essa imagem abaixo foi no dia da visita da jornalista, montamos o prato e organizamos um pouquinho a mesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu tempero aqui:

Ontem fui à feira

registros meus - 2014 - largo vernetti Ontem fui à feira.  Este texto foi escrito em 2014 quando eu ainda vivia em Pelotas e estava guar...