quinta-feira, 19 de março de 2009

enchente das goiabas



Pois é, armou a chuva, o céu ficou negro, raios pelo céu, mas não choveu hoje, ao menos não aqui perto da minha casa. E diz que hoje é dia da enchente das goiabas. 19 de março. Amanhã começa o outono. Quem sempre me lembra dessas datas é minha mãe e a Rosaly falou também.

Rosaly Senra foi a responsável pela organização e seleção das receitas do livro Quitandas de Minas - Receitas de família e histórias. Uma delícia bem feita, com fotos de rara qualidade e bom gosto. Lá tem receitas de muitas quitandas e você irá encontrar algumas delas feitas com goiabas. Recentemente, numa viagem que fiz a Sorocaba, preparei uma geléia de goiabas com frutos fresquinhos, colhidos do quintal. Ficou tão boa que só durou dois dias. E de inspiração, escrevi pra Rosaly contando da feita.
Muito simples: Colha umas doze goiabas vermelhas médias, lave-as bem, descasque e pique. Coloque no liquidificador e bata por alguns minutinhos. Coe em uma peneira e leve ao fogo junto de uma xícara de açúcar cristal. Vá mexendo até começar a ver o fundo da panela. Despeje em uma vasilha de vidro e deixe esfriar. Gosto de geléia de goiaba passada em pão integral e uma fatia fina de mussarela. Hum...

Um comentário:

  1. por aqui, não tem mais goiabeiras, mas a chuvinha fina e fria faz a vontade de comer crescer.De preferência comer ao lado das tias, que contam histórias. Hoje fui almoçar na casa da minha tia Aurea e ela lembrou de um tipo que vivia pelas ruas da cidade, chamava-se Nenego. As moças o encontravam na rua e brincavam: Oi Nenego! Ao que ele prontamente responia: - tem catinha ai. Elas retrucavam: - e se tiver?
    - Mete a mão e ranca fora!
    Coisas do interior, coisas de momórias...

    ResponderExcluir

Coloque seu tempero aqui:

Ontem fui à feira

registros meus - 2014 - largo vernetti Ontem fui à feira.  Este texto foi escrito em 2014 quando eu ainda vivia em Pelotas e estava guar...