segunda-feira, 29 de junho de 2009

receita de doce de abóbora da vovó

Esta receita quem preparava era minha avó Juracy. Ficava tão bom... Geladinho então...Pra comer de colher, ai ai..
Está também no meu livro na primeira parte, das receitas de memória, é coisa de Vó e facílimo de fazer:

DOCE DE ABÓBORA COM COCO

Descasque uma abóbora tipo moranga, pique em pedaços grandes e cozinhe em água com uma colher de açúcar. Depois amasse toda a abóbora com garfo e coloque-a numa panela para cozinhar junto com uma xícara e meia de açúcar e um pacote pequeno de coco ralado. Vá mexendo bem. Cuidado para não se queimar! O doce espirra. Quando começar a soltar do fundo da panela, já está pronto. Acrescente alguns cravos da índia e mexa. Depois de frio, coloque em uma vasilha de vidro redonda, salpique canela em pó e leve para gelar.

Dou uma dica: A abóbora tipo moranga, de casca verde e grossa é bem difícil de partir. Daí que eu cozinho as metades e tiro a polpa com a colher. Facilita bastante.

Aqui em Minas os doces das boas quitandeiras são preparados em enormes e maravilhosos tachos de cobre. Vovó não tinha tacho e o doce era bom assim mesmo.

2 comentários:

  1. Sua vó Juracy sabia das coisas, Ju!
    Taí um doce que eu ADORO!
    Bjoooooooo!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. nossa q dlicia vou fazer hoje p meu marido depois conto como ficou bjos

    ResponderExcluir

Coloque seu tempero aqui:

Ontem fui à feira

registros meus - 2014 - largo vernetti Ontem fui à feira.  Este texto foi escrito em 2014 quando eu ainda vivia em Pelotas e estava guar...