sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CANELONE DE RICOTA E ABOBRINHA

Caríssimos, nosso blog ficará mais recheadinho a partir de hoje, vou postar aqui as receitas que estão indo ao ar na Radiocom 104,5 FM Pelotas.
Há um mês, comecei a colaborar na Rádiocom, com dicas de cozinha e receitas culinárias, no programa da manhã que tem apresentação do Zé Luiz. Recebi com muito carinho os pedidos das ouvintes que por algum motivo, não conseguiram anotar a receita durante o programa. Com isso, farei então duas postagens semanais de receitas e outras coisinhas em torno da comida. Do mês que passou, esta foi a mais pedida:

Canelone de ricota e abobrinha

Ingredientes para 4 pessoas
12 quadrados de massa
250 gramas de ricota
80 gramas de queijo parmesão ralado
1 ovo
2 abobrinhas pequenas
noz-moscada a gosto
300 gramas de molho de tomates
manteiga para untar
uma pitada de sal
pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Numa panela refogue as abobrinhas cortadas em rodelas em um pouco de azeite
Depois de refogadas, deixe esfriar e misture ao recheio de ricota.
Junte a ricota amassada com garfo, o ovo, o queijo parmesão e tempere com sal, pimenta-do-reino e a noz moscada.
Cozinhe os quadrados de massa, retire com uma escumadeira e deixe esfriar sobre um pano úmido. Coloque em cada um deles duas colheres de recheio e enrole.
Coloque os rolinhos recheados numa travessa refratária untada com manteiga.
Leve a travessa ao forno médio preaquecido por dez minutos. Sirva os canelones com o molho de tomates e queijo parmesão salpicado. Bom apetite!

Tempo de preparo: máximo de uma hora. Muito saborosa e saudável. Pode acompanhar um arroz integral com passas e uma saladinha de folhas verdes variadas.

Para aqueles que apreciam um vinho, a sugestão para acompanhar essa massa é um Carmenère argentino.

2 comentários:

  1. Parabéns Junelise, com certeza a rádio Pelotas tem técnicos prestativos, rsrsrs Como chama seu programa culinário? Vi que você não larga é a sintonia 104,5FM.
    Daqui uns anos, você me aceita pra te fazer companhia no programa???
    Beijo grande, saudades,

    ResponderExcluir
  2. Querida Rosaly!!!

    é só uma colaboraçãozinha...leio as receitas e dou dicas no programa da manhã, duas vezes por semana, terças e quintas por volta de 8 e meia. E num é que a rádiocom é 104,5FM ? rsrs...Ros, quem sabe daqui um tempo terei um espaço pra um programa, mas estou adorando a iniciativa e o Zé Luiz é uma fineza de pessoa! Bjus, querida! Daqui uns dias vamos comprar um sofá cama e já poderá vir nos visitar!

    ResponderExcluir

Coloque seu tempero aqui:

Ontem fui à feira

registros meus - 2014 - largo vernetti Ontem fui à feira.  Este texto foi escrito em 2014 quando eu ainda vivia em Pelotas e estava guar...