quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PÃO DE ERVAS

Sou apaixonada por pães!! Eu e milhões de pessoas, né? De todos os tipos, de sal, de doce, integral, comum, recheado, sem recheio. Com cobertura, sem cobertura, com grãos e aveia... Pão é mesmo um alimento abençoado! Acompanha vários pratos, é versátil, pode ser torrado pra acompanhar patês e pastas, esmigalhado para uma farofa ou uma salada, enfim, uma maravilha!
Quando feitos em casa, o cheiro a invade e é inebriante! Tenho uma máquina de fazer pães e as vezes, a noite, coloco os ingredientes e programo pra assar pela manhã, é muito gostoso acordar com um cheiro de pão fresquinho pela casa! AMO PÃO!! Então, bora pra cozinha preparar essa receita que foi ao ar hoje na Rádiocom 104,5FM, Pelotas, RS!


PÃO DE ERVAS

Ingredientes;

1 colher e 1/2 de sopa de fermento biológico
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
1/2 xícara de leite morno
3 colheres de sopa de farinha de trigo

Prepare essa parte, que é o fermento do pão: Dissolva o fermento no sal e no açúcar, acrescente o leite morno e misture as 3 colheres de farinha de trigo. Deixe crescer.

3 xícaras de água morna
1/2 xícara de cebola crua picada
1 dente de alho
1 1/2 colher de sopa de margarina
1 ovo
1 colher de sopa de orégano
2 colheres de sopa de manjericão
1 quilo de farinha de trigo

Bata no liquidificador a água, a cebola, o alho, a margarina e o ovo. Junte a mistura do liquidificador ao fermento crescido. Acrescente o manjericão, o orégano e a farinha de trigo, aos poucos, até que a massa se solte de suas mãos. Sove bem. Modele os pães e deixe crescer até que dobrem de tamanho. Asse em forno quente até que dourem.


Assim que saírem do forno, prepare um café ou um chá, arrume bem a mesa de lanche com uma toalha bonita, um vasinho com flor, xícaras bem escolhidas e um bom pote de manteiga ou requeijão. Nossa... ninguém vai querer sair dessa mesa... rsrs...
Boa prosa e bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu tempero aqui:

Ontem fui à feira

registros meus - 2014 - largo vernetti Ontem fui à feira.  Este texto foi escrito em 2014 quando eu ainda vivia em Pelotas e estava guar...