quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Farofa da Dona Jurinha

A receita culinária que esta semana foi ao vivo na Rádiocom 104,5 FM, é de tradição lá em casa, pena vovó não estar conosco mais e faz tempo que não como uma farofa gostosa como essa. Essa mistura das ameixas com os pêssegos fica tão saborosa! Coloquei carinhosamente o nome dessa farofa de Dona Jurinha.

Segue a receitinha:


Você vai precisar de:
1/2 quilo de farinha de mandioca branquinha crua
1 xícara (café) de vinagre
1 xícara (chá) de azeite
1 xícara (chá) de ameixas pretas picadas
1 xícara (chá) de pêssegos em calda picados
1 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
1 xícara (chá) de tomates picados em cubinhos sem sementes
Salsa e cebolinha frescas picadinhas a gosto
Modo de preparo:
Misturar levemente todos os ingredientes picados, o vinagre e o azeite, temperar com sal e um pouco de noz moscada ralada na hora. Coloque a farinha de mandioca aos poucos e misture levemente. Acrescente duas colheres de calda do pêssego em calda e misture novamente.
Sirva como acompanhamento na sua ceia de natal e pode rechear o peru ou o chester também.


Esta farofa é mais uma receita do meu antiguinho caderno e quem a preparava lá em casa no Natal era minha avó Juracy, por isso o nome carinhoso de Dona Jurinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu tempero aqui:

Ontem fui à feira

registros meus - 2014 - largo vernetti Ontem fui à feira.  Este texto foi escrito em 2014 quando eu ainda vivia em Pelotas e estava guar...