quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PÃO DE ÍSIS

Eu cada vez mais estou próxima dos livros, sejam eles de literaturas variadas e claro, também os de culinária. Hoje, a receita escolhida para a RádioCom 104,5FM vem do livro: Amor se faz na cozinha, de Márcia Frazão. Neste livro, a autora traz muitas magias da cozinha e ensina esses encantos com diversas receitas de azeites e vinagres temperados, pães, saladas e muitas outras delícias. No texto de introdução ao livro, há um trecho que a autora diz assim:

"No aconchego do fogo aprendi que a cozinha não é um espaço destinado apenas aos cozimentos. Nela aprendi a dançar, a criar perfumes e óleos aromáticos, a elaborar unguentos e filtros com vinhos, azeites, vinagres, flores e ervas. Aprendi a arte dos sonhos, a misturar desejos com farinha e ovos e assá-los no forno do velho fogão. Na cozinha me foram passadas as primeiras lições de magia. Ela me iniciou, me revelou os mistérios e a sacralidade da Mãe Natureza, aquela que cozinha num enorme caleirão de estrelas". 

Vale conhecer o livro e se deixar encantar. Anote aí a receita de hoje:


PÃO DE ÍSIS

4 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 xícara de manteiga à temperatura ambiente
1 1/3 de açúcar
4 ovos
2 xícaras de maçã ralada no ralo grosso
1 xícara de queijo prato também ralado grosso

Modo de fazer

Peneire juntos a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal. À parte, numa tigela grande, bata  a manteiga, o açúcar e os ovos até que fiquem fofos. Acrescente a maçã ralada e misture bem. Em seguida, acrescente os ingredientes secos, mexa bem e adicione o queijo. Transfira a massa para uma fôrma de pão, untada e enfarinhada. Asse em forno moderado (devidamente preaquecido) durante 50 minutos. Deixe o pão descansar durante cinco minutos na própria fôrma e depois desenforme e deixe esfriar completamente. envolva-o com uma folha de papel vegetal e deixe-o embrulhado de um dia para o outro, a fim de apurar o sabor e ficar mais fácil de ser cortado.

Hummmm... esse pão deve ficar divino! Bom apetite!
 

3 comentários:

  1. Esse "trem" de cozinha e livros tá muito chique!

    ResponderExcluir
  2. como sempre muito bom. Gosto muito dos livros da Márcia Frazão... Abraços Ju...

    ResponderExcluir
  3. nossa...fiquei com água na boca...deve ser uma delícia....desfaz no céu como a nuvem do algodão doce...vou experimentar! Receitas do tempo de vó são realmente uma delícia e um passeio trasontonte! Um bj!!! Marizabel Pacheco

    ResponderExcluir

Coloque seu tempero aqui:

Ontem fui à feira

registros meus - 2014 - largo vernetti Ontem fui à feira.  Este texto foi escrito em 2014 quando eu ainda vivia em Pelotas e estava guar...